
- Juliana Graziele
- Noticias
- Acessos: 29
Conset/MG leva tema “Ética no Serviço Público” para o Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Na tarde desta última segunda-feira (29/9), a Gerência de Conformidade, em parceria com a Comissão de Ética do Banco, realizou o “Treinamento Integridade e Ética", evento online que reuniu cerca de 420 colaboradores.
O treinamento teve como objetivo reforçar os princípios e normas éticas que norteiam a atuação do BDMG enquanto instituição pública, abordando aspectos relativos a conflito de interesses no ambiente de trabalho e recebimento de presentes e brindes.
Foram convidados para ministrar o treinamento o secretário executivo do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais (Conset-MG) Jonatan Agnelli, e o assessor técnico, Daniel Mendonça. A abertura foi realizada pelo Diretor de Crédito e Riscos, Sérgio Rodrigues, e a mediação ficou a cargo da gerente de Conformidade, Adriana Miyoshi, e da presidente da Comissão de Ética, Elaine Rodrigues.
O Treinamento
No encontro, Jonatan falou sobre a atuação permanente das comissões de ética nos órgãos de serviço público, que atuam de forma preventiva a partir das orientações de conduta da respectiva instituição.
“Uma instituição pública mal gerida atinge negativamente a todos, inclusive os próprios servidores públicos. Por isso, zelar pela conduta ética e íntegra é de extrema importância. O trabalho da Comissão é despertar a consciência ética, mitigando possíveis desvios de conduta antes mesmo que eles aconteçam" comentou.
O secretário também frisou a importância da distinção entre os interesses públicos e privados de cada colaborador, e trouxe casos práticos para reflexão sobre cada situação.
“A ética garante um ambiente de trabalho harmonioso, nos motiva a produzir mais e melhor, traz clareza para nossa conduta e aumenta a confiança entre nós mesmos e entre possíveis parceiros e clientes, atingindo o objetivo de criação do Banco, por exemplo, que é desenvolver o Estado", concluiu.
Em seguida, Daniel conduziu uma dinâmica de perguntas e respostas que permitiu a interação dos ouvintes em casos hipotéticos que envolviam possíveis conflitos de interesses no ambiente de trabalho.
“Não basta ser ético, é preciso também parecer. Por isso, é importante pensar sempre sobre como e o que nossas ações, decisões e falas transparecem a outros", afirmou o assessor.
O treinamento pode ser acessado pela plataforma Aprende BDMG.
Programa de Integridade do BDMG
Um dos principais instrumentos da Política de Integridade é o Canal de Denúncias implementado por meio de uma plataforma independente para atendimento a denúncias internas e externas. O Canal de Denúncias pode ser acessado aqui.
O Código de Ética, Conduta e Integridade do BDMG, é o documento que rege as normas éticas a serem seguidas pelos colaboradores. Ele tem caráter educativo e disciplinar e deve guiar nossas condutas no dia a dia, em busca de um ambiente de trabalho ético, confiável e socialmente responsável. Acesse por aqui.
Fonte: Intranet BDMG
Conselheiros empossados em julho assinaram oficialmente livro de posse nesta quinta-feira (11/9)
O Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset) esteve reunido nesta manhã (11/9), na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Durante o encontro, os novos conselheiros empossados no dia 26/07/2025 fizeram a assinatura simbólica do livro de posse. Participaram do ato os recém-empossados Mário Tavernard Martins de Carvalho, Ronnye Peterson Baia Antunes e Tiago Fantini Magalhães.
Os conselheiros foram designados pelo governador Romeu Zema para o triênio 2025-2027, observando critérios como idoneidade moral e notórios conhecimentos sobre a administração pública.O encontro também contou com presença do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, o presidente do Conset, Joaquim Antônio Murta Oliveira Pereira, e dos membros da Secretaria Executiva do Conselho.
Sobre o Conselho
O Conset é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, ligado diretamente ao Governador do Estado, e tem por finalidade zelar pelo cumprimento dos princípios e das regras éticas e pela transparência das condutas da administração pública direta e indireta do Estado.
Além disso, orienta as atividades das Comissões de Ética do Estado, recebe consultas e denúncias que envolvam os membros da Alta Administração Estadual. Atualmente, o Conset está vinculado administrativamente à Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE).
Fonte: https://www.cge.mg.gov.br/noticias-artigos/1458-conset-realiza-reuniao-de-posse-dos-novos-conselheiros
Nessa última quarta-feira (17), o assessor executivo do Conset, Daniel Mendonça, ministrou a palestra "Ética e Inteligência Artificial – Desafios e Responsabilidades" para gestores e servidores da Junta Comercial do Estado de Minhas Gerais (JUCEMG).
Durante o encontro, foram discutidas as implicações éticas do uso da Inteligência Artificial (IA) no ambiente institucional, com destaque para os desafios e responsabilidades que acompanham a implementação dessas tecnologias.
Durante a palestra foram trazidos diversos exemplos de formas como a Inteligência Artificial vem sendo utilizada, o que colaborou para que os participantes pudessem associar o uso às suas atividades cotidianas e refletir sobre o impacto da IA em suas vidas de forma geral.
O evento também foi acompanhado, de forma remota, por servidores em regime de teletrabalho, que puderam assistir à palestra em tempo real.