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Na manhã do dia 9 de maio, a Comissão de Ética do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) promoveu a palestra Ética no Setor Público, no plenário da Cidade Administrativa. Participaram servidores e trabalhadores que executam diferentes funções no Instituto e representantes de Comissões de Éticas de outros órgãos do Executivo. O encontro teve transmissão ao vivo para quem não pôde comparecer.

 

A abertura foi feita pelo vice-presidente do Ipsemg, José Carlos da Silva, que lembrou a todos a relevância das discussões sobe o tema proposto para preservar a administração de prejuízos por comportamentos inadequados dos agentes públicos, como aprimorar as entregas de serviços à sociedade. “Ética é um tema antigo e, ao memo tempo, atual; fácil, mas também complexo”, ponderou.

 

O secretário executivo do Conselho de Ética do Estado de Minas Gerais (Conset), Jonatan Agnelli Pires Generoso, palestrou no evento e pontuou “existe um grande movimento na direção do agir ético na administração pública. Hoje somos muito menos tolerantes a comportamentos antiéticos”. Abordou conceitos de ética e seus desdobramentos: ética profissional e do agente público; e ainda discorreu sobre a estrutura da gestão na ética no Executivo mineiro, principais disposições do código de ética do agente público e as sanções, além de alertar para autovigilância. "Ética é diferente de obrigação ou imposição legal. É convicção, adesão, livre consciência, escolha e renúncia [...] O imoral é tão inválido quanto o ilegal”.

 

Presidente da Comissão Ética do Ipsemg, Lenise Cristiane Gonçalves Lopes, disse que espera, com esse evento levar ao conhecimento de todos o trabalho da Comissão visando maior proximidade com servidores e colaboradores, incentivando-os a consultar a cartilha elaborada e disponibilizada no site da instituição. Nela, o colaborador pode conhecer o Código de Conduta Ética do Agente Público e da Alta Administração e assim “auxiliar na conscientização, melhoria do clima organizacional, orientação e apoio a todos sobre o tema ética”.

 

Após as exposições, foi aberta a oportunidade para os participantes fazerem perguntas. Os presentes no plenário e que que acompanhavam o evento on-line puderam expor suas dúvidas e esclarecê-las.

PSS Conset site

Agradecemos imensamente aos 294 (duzentos e noventa e quatro) candidatos que enviaram seus currículos e demostraram interesse para a vaga de Assessoramento Técnico-Administrativo da Secretaria Executiva do Conset.

Comunicamos que será realizada cuidadosa análise dos currículos recebidos e as pessoas selecionadas para etapa de entrevistas serão contactadas diretamente.

O resultado final do processo seletivo será publicado em nosso site institucional (www.conselhodeetica.mg.gov.br), oportunamente.

 

Secretaria Executiva do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais

Foi publicado no diário oficial Minas Gerais, edição do dia 1º de maio de 2024, a Deliberação nº 26, de 30 de abril de 2024, aprovada pelo Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais – Conset/MG.

Trata-se de delegação de competência do plenário do Conselho para que a Secretaria Executiva do Conset possa analisar e, se for o caso, arquivar as Declarações Confidenciais de Informações (DCIs) que não apresentem potencial conflito de interesses, ressalvadas as Declarações de Secretário de Estado e de demais dirigentes máximos de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, bem como seus substitutos imediatos, cuja análise permanece sendo de competência exclusiva dos Conselheiros. 

Confira a íntegra da Deliberação 26 clicando aqui

 

Sobre as DCIs

A Declaração Confidencial de Informações (DCI) é um formulário de gestão do Conset/MG, que materializa o art. 29 do Código de Conduta Ética do Estado (Decreto n.º 46.644/2014), sendo regulamentada, em especial, pela Deliberação Conset n.º 21/2014. Esta declaração deve ser preenchida apenas por integrantes da Alta Administração, de que trata o art. 26 do mesmo Código, que atuam nos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Executivo Estadual.

 

O formulário de DCI deve ser enviado ao Conset, por e-mail ou em envelope lacrado, em até 10 (dez) dias contados do início do exercício no cargo, emprego ou função de Alta Administração. Junto à DCI, deve ser anexada (anexo obrigatório) a relação completa de bens, direitos e rendimentos contida na declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF) mais recente entregue à Receita Federal, quando da posse na Alta Administração Estadual

 

Na DCI são requeridas informações sobre o perfil profissional e patrimonial da pessoa, cujo objetivo principal é analisar a existência ou não de potencial conflito de interesses no exercício da função pública com outra(s) função(ões) na esfera privada e com o patrimônio da autoridade declarante. Junto ao formulário da DCI, deve ser anexada a relação completa de bens, direitos e rendimentos contida na declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF) mais recente.

 

Ressalta-se que toda DCI recebida é analisada de maneira criteriosa e individualizada pelo Conset. Caso seja constatada alguma situação passível de conflito de interesses, o Conselho procura tomar as medidas preventivas e corretivas para resolver a questão, com base nos princípios da Administração Pública.

 

Caso queira acessar o formulário da DCI, clique aqui.

 

  

 

Membros da Comissão de Ética da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) se reuniram, no último dia 29 de abril, com o Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset/MG), Jonatan Pires, na sede da própria empresa estatal

O encontro foi realizado devido à Comissão de Ética da Emater-MG ter sido reconstituída recentemente e já estar avaliando casos concretos que emanam dúvidas quanto à condução das situações.

Durante a reunião, foram destacados pontos importantes sobre legislação e atuação da comissão de ética, que prima, sobretudo, pelo papel orientador e preventivo, visando à melhor conduta do agente público no exercício da função pública.

Representaram a Comissão de Ética da Emater: Elisangela de Oliveira Dalfior - Presidente da Comissão; Walter Luiz Bianor Alencar – membro titular; Renata Bittencourt Nassi – membro suplente; e Ana Beatriz Dias Gomes – membro suplente.

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O Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset-MG) irá selecionar profissional para atuar na assessoria técnica da Secretaria Executiva do Conselho. A vaga a ser preenchida é para um cargo DAD4, de recrutamento amplo. O selecionado fará jus à remuneração de R$2.542,38 + auxílio alimentação de cerca de R$75,00 /dia trabalhado. 

Requisitos desejáveis:

  • Formação ou em formação de ensino superior;
  • Conhecimentos do SEI;
  • Conhecimentos de informática;
  • Facilidade para o trabalho em equipe;
  • Criatividade, comprometimento e presteza para o trabalho;
  • Discrição para lidar com assuntos sigilos.

Para participar, os interessados à vaga deverão encaminhar mini currículo para o e-mail conselhodeetica@conselhodeetica.mg.gov.br, até 12/05/2024.

Para mais informações e descrição completa da vaga, acesse o edital disponível AQUI.

 

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