Noticias

 
Dando sequência ao plano de ação/2025 da Comissão de Ética da Fundação Clóvis Salgado (FCS), no último dia 26 de setembro, o Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública (Conset/MG), Jonatan Pires, esteve na Fundação para falar sobre “Ética no Serviço Público” para os componentes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
No encontro, que foi aberto por Ana Alvarenga, Presidente Comissão de Ética da FCS, foram abordados temas pertinentes ao exercício íntegro da função pública, desde aspectos conceituais sobre a ética, assim como pontos importantes do Código do Conduta do Agente Público e da Alta Administração Estadual (Decreto n.º 46.644/2014), como os princípios éticos, o papel das comissões de ética, entre outros assuntos que demonstraram os objetivos e a importância da gestão da ética na administração pública. Também foram apresentados, pelo Secretário Executivo, exemplos práticos de desvios de conduta de agentes públicos e discutidos casos concretos trazidos pelos membros da própria Orquestra, para melhor entendimento dos conceitos e normas que regem a ética no Executivo do Estado.
Além da Orquestra Sinfônica, este ano a Comissão de Ética da FCS, e o Conset/MG levaram essa apresentação aos outros corpos artísticos da Fundação: o Coral Lírico e o Companhia de Dança.
 

Na tarde desta última segunda-feira (29/9), a Gerência de Conformidade, em parceria com a Comissão de Ética do Banco, realizou o “Treinamento Integridade e Ética", evento online que reuniu cerca de 420 colaboradores.

 

O treinamento teve como objetivo reforçar os princípios e normas éticas que norteiam a atuação do BDMG enquanto instituição pública, abordando aspectos relativos a conflito de interesses no ambiente de trabalho e recebimento de presentes e brindes.

 

Foram convidados para ministrar o treinamento o secretário executivo do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais (Conset-MG) Jonatan Agnelli, e o assessor técnico, Daniel Mendonça. A abertura foi realizada pelo Diretor de Crédito e Riscos, Sérgio Rodrigues, e a mediação ficou a cargo da gerente de Conformidade, Adriana Miyoshi, e da presidente da Comissão de Ética, Elaine Rodrigues.

 

O Treinamento

No encontro, Jonatan falou sobre a atuação permanente das comissões de ética nos órgãos de serviço público, que atuam de forma preventiva a partir das orientações de conduta da respectiva instituição.  

 

“Uma instituição pública mal gerida atinge negativamente a todos, inclusive os próprios servidores públicos. Por isso, zelar pela conduta ética e íntegra é de extrema importância. O trabalho da Comissão é despertar a consciência ética, mitigando possíveis desvios de conduta antes mesmo que eles aconteçam" comentou.

 

O secretário também frisou a importância da distinção entre os interesses públicos e privados de cada colaborador, e trouxe casos práticos para reflexão sobre cada situação.

 

“A ética garante um ambiente de trabalho harmonioso, nos motiva a produzir mais e melhor, traz clareza para nossa conduta e aumenta a confiança entre nós mesmos e entre possíveis parceiros e clientes, atingindo o objetivo de criação do Banco, por exemplo, que é desenvolver o Estado", concluiu.

Em seguida, Daniel conduziu uma dinâmica de perguntas e respostas que permitiu a interação dos ouvintes em casos hipotéticos que envolviam possíveis conflitos de interesses no ambiente de trabalho.

 

“Não basta ser ético, é preciso também parecer. Por isso, é importante pensar sempre sobre como e o que nossas ações, decisões e falas transparecem a outros", afirmou o assessor.

O treinamento pode ser acessado pela plataforma Aprende BDMG. 

 

Programa de Integridade do BDMG

Um dos principais instrumentos da Política de Integridade é o Canal de Denúncias implementado por meio de uma plataforma independente para atendimento a denúncias internas e externas. O Canal de Denúncias pode ser acessado aqui.

 

O Código de Ética, Conduta e Integridade do BDMG, é o documento que rege as normas éticas a serem seguidas pelos colaboradores. Ele tem caráter educativo e disciplinar e deve guiar nossas condutas no dia a dia, em busca de um ambiente de trabalho ético, confiável e socialmente responsável. Acesse por aqui

 

Fonte: Intranet BDMG

 

 Conselheiros empossados em julho assinaram oficialmente livro de posse nesta quinta-feira (11/9)

Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset) esteve reunido nesta manhã (11/9), na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Durante o encontro, os novos conselheiros empossados no dia 26/07/2025 fizeram a assinatura simbólica do livro de posse. Participaram do ato os recém-empossados Mário Tavernard Martins de Carvalho, Ronnye Peterson Baia Antunes e Tiago Fantini Magalhães.

Os conselheiros foram designados pelo governador Romeu Zema para o triênio 2025-2027, observando critérios como idoneidade moral e notórios conhecimentos sobre a administração pública.O encontro também contou com presença do controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, o presidente do Conset, Joaquim Antônio Murta Oliveira Pereira, e dos membros da Secretaria Executiva do Conselho.

Sobre o Conselho

O Conset é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, ligado diretamente ao Governador do Estado, e tem por finalidade zelar pelo cumprimento dos princípios e das regras éticas e pela transparência das condutas da administração pública direta e indireta do Estado.

Além disso, orienta as atividades das Comissões de Ética do Estado, recebe consultas e denúncias que envolvam os membros da Alta Administração Estadual. Atualmente, o Conset está vinculado administrativamente à Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE).

Fonte: https://www.cge.mg.gov.br/noticias-artigos/1458-conset-realiza-reuniao-de-posse-dos-novos-conselheiros

 

 

 

Nessa  última quarta-feira (17), o assessor executivo do Conset, Daniel Mendonça, ministrou a palestra "Ética e Inteligência Artificial – Desafios e Responsabilidades" para gestores e servidores da Junta Comercial do Estado de Minhas Gerais (JUCEMG).

Durante o encontro, foram discutidas as implicações éticas do uso da Inteligência Artificial (IA) no ambiente institucional, com destaque para os desafios e responsabilidades que acompanham a implementação dessas tecnologias.

Durante a palestra foram trazidos diversos exemplos de formas como a Inteligência Artificial vem sendo utilizada, o que colaborou para que os participantes pudessem associar o uso às suas atividades cotidianas e refletir sobre o impacto da IA em suas vidas de forma geral.

O evento também foi acompanhado, de forma remota, por servidores em regime de teletrabalho, que puderam assistir à palestra em tempo real.

 

 
No dia 20 de agosto de 2025, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais – ESP-MG, por meio de sua Comissão de Ética e do Grupo de Trabalho de LGPD do órgão, promoveu o evento “LGPD e Ética” voltado aos servidores da Escola. O evento contou com a participação do assessor da Secretaria Executiva, Daniel Mendonça da Rocha, que falou sobre os desafios éticos da proteção de dados e suas responsabilidades.
Em sua fala Daniel trouxe aos presentes reflexões sobre como podemos aplicar os princípios éticos ao lidar com dados na rotina de trabalho. Além disso, foram levantadas situações práticas que demonstram dilemas éticos no tratamento dos dados e práticas esperadas nesse manejo. Ao final, foram traçados paralelos sobre como devemos harmonizar a privacidade e o interesse público a fim de que seja possível divulgar informações de interesse geral sem prejudicar direitos individuais.
Além da apresentação feita por Daniel, a programação contou com a abertura feita pela Diretora-Geral, Mara Guarino Tanure, e as palestras: “Introdução à LGPD: conceitos básicos e suas aplicações”, apresentada pela advogada, especialista em privacidade e proteção de dados, Daniela Nogueira e “LGPD na ESP: aplicações práticas e uso de IA”, ministrada por André Luiz Pereira, professor, pesquisador e servidor da ESP. Ao final, os palestrantes esclareceram dúvidas dos presentes.
logo-white