Noticias

Evento promoveu o intercâmbio de ideias e reforçou a importância da ética no serviço público

Boas práticas adotadas pelas comissões de ética, integridade pública e condutas vedadas durante o período eleitoral foram alguns dos temas discutidos na última quarta-feira (3/12), durante o 16º Encontro Anual com as Comissões de Ética dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual, realizado no auditório da Fundação João Pinheiro (FJP).

Promovido pelo Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset-MG), o evento reuniu autoridades, conselheiros, servidores e membros das comissões de ética, com o objetivo de fortalecer a relevância da ética no âmbito institucional.

Na mesa de abertura, o presidente do Conset, Arthur Magno e Silva Guerra, destacou que a ética deve ser tratada como um eixo transversal e incorporada à cultura da administração pública. “É fundamental que esse valor esteja presente tanto nas decisões da alta gestão quanto nas ações diárias de todos os servidores”, afirmou.

Representantes da Controladoria-Geral, Advocacia-Geral e Ouvidoria-Geral do Estado também participaram da abertura, reforçando a sinergia entre os órgãos de controle no fomento à ética e à integridade. O momento contou ainda com a presença de representante da FJP, anfitriã do encontro.

 

Programação

A programação da manhã foi aberta com a palestra “A Ética que nos ajuda a viver melhor”, ministrada pelo professor Luis Felipe José Ravic de Miranda, que trouxe reflexões sobre ética e humanidade. Em seguida, o painel “Serviço Público e Ética no Ano Eleitoral”, com Arthur Magno e Silva Guerra e o procurador da AGE, José Sad Júnior, discutiu o cenário atual da ética nas eleições brasileiras.

O encontro também marcou a assinatura do livro de posse do atual presidente do Conset e do novo conselheiro, Nuno Miguel Branco de Sá Viana Rebelo.

Na sequência, foram apresentados os principais resultados do Conset em 2025, além de experiências exitosas das comissões de ética da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A presidente da comissão de ética da FAPEMIG, Flávia Lúcia Barbosa de Faria, ressaltou a relevância do diálogo entre as comissões. “A ética e a integridade precisam ser a marca do Poder Executivo. Essa troca de experiências, somada às palestras, reforça que a ética deve estar na nossa agenda cotidiana enquanto agentes públicos. Vale sempre a pena lutar por ela”, destacou.

 

Conselheiro Arthur Magno e Silva Guerra assume a presidência do Conset-MG 

O conselheiro Arthur Magno e Silva Guerra foi nomeado presidente do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset-MG) na última quinta-feira (13/11). Ele assume o lugar de Joaquim Antônio Murta Oliveira Pereira, que esteve à frente do órgão colegiado por 2 mandatos. 

Designado pelo governador Romeu Zema, Arthur Guerra integra o conselho desde 2020, com um vasto currículo na área do direito público. “É uma honra muito grande poder participar do Conset, órgão tão relevante para a promoção da ética na atuação do Estado, e que atua auxiliando diretamente os servidores e os gestores públicos, com o resultado de entrega final aos cidadãos”, declarou o presidente. 

“Nosso papel é prevenir e combater situações em que haja conflito entre o poder institucional com poder pessoal, protegendo, dessa forma, a eficiência do Estado”, concluiu. 

Arthur Guerra é Doutor em Direito Público e pós-Doutor em Direito Público e Democracia. É professor e coordenador de cursos de Pós-Graduação e Cursos Preparatórios para Concursos das carreiras jurídicas. É especialista em Direito Público Municipal, com Pós-Graduação pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo Municipal. 

 

Gestão anterior 

Joaquim Antônio Murta ocupou o cargo de presidência do conselho entre os anos de 2022 e 2025. Em sua gestão, o Conselho de Ética avançou em temáticas importantes. “Nesse período de pouco mais de 3 anos que estive à frente do Conset, tive o privilégio de trabalhar com pessoas de extrema capacidade técnica. Graças ao trabalho de toda a equipe, conseguimos adotar políticas relevantes para o aprimoramento da gestão ética no Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, principalmente no âmbito da prevenção do conflito de interesses”, pontuou Joaquim. 

"Sei que o conselho está em boas mãos e continuará seguindo no caminho da excelência com a gestão do nosso competente Arthur Guerra”, finalizou.  

 

Novo conselheiro 

Com Arthur na presidência, o Conset nomeou novo membro, o conselheiro Nuno Miguel Branco de Sá Viana Rebelo.  

Professor e acadêmico em direito público, Nuno assumiu com empolgação seu primeiro mandato. “Recebo a nomeação para o Conselho de Ética Pública com senso profundo de responsabilidade e compromisso com o serviço público. A atuação deverá seguir com independência, transparência e rigor técnico, sempre orientada pelos princípios da ética, da integridade e do interesse coletivo”, declarou. 

O Conset é composto por 7 membros, escolhidos e designados pelo governador. Cada conselheiro tem mandato de 3 anos, podendo ser reconduzido por igual período. 

  

Sobre o Conselho 

O Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset-MG) é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, ligado diretamente ao governador, e tem por finalidade zelar pelo cumprimento dos princípios e das regras éticas e pela transparência das condutas da administração pública direta e indireta do Estado. 

Fonte:https://www.cge.mg.gov.br/noticias-artigos/1480-conselho-de-etica-publica-de-minas-gerais-nomeia-novo-presidente

 

 

O Conselho de Ética Pública de Minas Gerais (Conset) realizou, na manhã da última quarta-feira, 29 de outubro, o 3º “Dialogando com as Comissões de Ética” de 2025, com o tema “Escuta Ativa e Comunicação Consciente”. O evento on-line contou com a palestra de Fábio Diniz Lopes, procurador do Estado, mediador, conciliador e facilitador de Práticas Restaurativas. Fábio compartilhou sua vasta experiência sobre a temática, tanto no âmbito da Advocacia-Geral do Estado, como membro da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC/AGE) ; quanto em ações voluntárias. A abertura foi conduzida pelo presidente do Conselho, Arthur Magno e Silva Guerra, que destacou a importância do Dialogando com as Comissões e do tema abordado nesta 3ª edição: 

“Primeiramente, é uma honra participar de um evento dessa magnitude... Esse encontro que tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente porque, desde 2023, vem cumprindo uma missão simples e poderosa: criar um espaço técnico, aberto e respeitoso, para qualificar a atuação das Comissões de Ética do Estado de Minas Gerais", disse o Presidente. 

Cerca de 160 pessoas participaram desta edição do Dialogando, que foi marcado por intensa interação do público com o palestrante, que provocou momentos de profunda reflexão, instigados por suas falas e vídeos exibidos.

Parafraseando o filósofo Spinoza, Fábio ressaltou que "o amor é a capacidade de contribuir com a potência de agir do outro”  e, nesse sentido, destacou a importância de se esforçar para escutar o outro sem pré-julgamentos e com atenção, sobretudo quando se está em um papel funcional de ouvir, como muitas ocorre dentro de uma comissão de ética. 

 Ao final do encontro, houve diversas manifestações de agradecimento e reconhecimento pela oportunidade de aprendizado e reflexão proporcionada pelo encontro. As edições do Dialogando com as Comissões de Ética, muito provavelmente, serão retomadas a partir do primeiro semestre 2026.

Link da gravação do evento: https://youtu.be/DhJjxuXEBo4

 

É com grande satisfação que o CONSET convida a todos para o 16º Encontro Anual do CONSET com as Comissões de Ética, que será realizado no dia 3 de dezembro de 2025, das 9h às 17h, no auditório da Fundação João Pinheiro (FJP), situado na Alameda das Acácias, 70 – São Luiz – Belo Horizonte/MG.

Como forma de valorizar o trabalho desenvolvido pelas Comissões de Ética, o evento, como de praxe, contará com espaço para que algumas comissões apresentem suas boas práticas realizadas ao longo do ano. Nesse sentido, a Secretaria Executiva do CONSET/MG está selecionando, junto às Comissões de Ética, iniciativas e boas práticas desenvolvidas em 2025 para serem apresentadas durante o 16º Encontro Anual.

Os interessados podem encaminhar, até o dia 17/11/2025, para o e-mail institucional conselhodeetica@conselhodeetica.mg.gov.br, as boas práticas adotadas nos órgãos/entidades, para participarem da seleção.

As inscrições para participação no evento já estão abertas a qualquer interessado (servidor público ou não) e podem ser realizadas pelo site  CGE Eventosclique aqui

 

Resumo do evento:

16º Encontro Anual do Conset com as Comissões de Ética

Local: auditório da Fundação João Pinheiro (FJP), situado na Alameda das Acácias, 70 - São Luiz- Belo Horizonte/MG

Data: 03/12/2025 (quarta-feira)

Horário: 9h às 17h

Obs: Envio para seleção "boas práticas" até dia 17/11/2025 (email: conselhodeetica@conselhodeetica.mg.gov.br ).

Link de inscrição: http://eventos.cge.mg.gov.br/inscricao/informacao/556

A Secretaria Executiva do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset/MG) convida os membros das comissões de ética e demais interessados para participarem da 3ª edição do “ Dialogando com as Comissões de Ética ” em 2025, que terá como tema “ Escuta Ativa e Comunicação Consciente ”.  

O convidado para ministrar esta edição do Dialogando é Fábio Diniz Lopes, Procurador do Estado, mediador, conciliador e facilitador de Práticas Restaurativas. Fábio integrou a Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC) da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) e compartilhará conosco sua vasta experiência profissional e de voluntariado, trazendo reflexões e discussões, que podem ser muito úteis para as comissões de ética, gestores e demais profissionais que, de alguma forma, lidam com conflitos interpessoais no ambiente de trabalho.

 

O encontro será realizado no dia 29 de outubro de 2025 (quarta-feira), das 10h às 12h, por meio da plataforma on-line Microsoft Teams . 

 

As inscrições já podem ser realizadas pelo portal CGE Eventos, por meio do link : CGE - Eventos- Confirmar Inscrição 

 

Resumo:

Evento: 3º “Dialogando com as Comissões de Ética” em 2025.

Tema: “ Escuta Ativa e Comunicação Consciente ”

Data: 29/10/2025 (quarta-feira)

Horário: 10h às 12h

Local: On-line, via Teams

Inscrições: CGE - Eventos- Confirmar Inscrição

logo-white