Noticias

O Conselho de Ética Pública de Minas Gerais (Conset) realizou, na manhã da última quarta-feira, 29 de outubro, o 3º “Dialogando com as Comissões de Ética” de 2025, com o tema “Escuta Ativa e Comunicação Consciente”. O evento on-line contou com a palestra de Fábio Diniz Lopes, procurador do Estado, mediador, conciliador e facilitador de Práticas Restaurativas. Fábio compartilhou sua vasta experiência sobre a temática, tanto no âmbito da Advocacia-Geral do Estado, como membro da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC/AGE) ; quanto em ações voluntárias. A abertura foi conduzida pelo presidente do Conselho, Arthur Magno e Silva Guerra, que destacou a importância do Dialogando com as Comissões e do tema abordado nesta 3ª edição: 

“Primeiramente, é uma honra participar de um evento dessa magnitude... Esse encontro que tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente porque, desde 2023, vem cumprindo uma missão simples e poderosa: criar um espaço técnico, aberto e respeitoso, para qualificar a atuação das Comissões de Ética do Estado de Minas Gerais", disse o Presidente. 

Cerca de 160 pessoas participaram desta edição do Dialogando, que foi marcado por intensa interação do público com o palestrante, que provocou momentos de profunda reflexão, instigados por suas falas e vídeos exibidos.

Parafraseando o filósofo Spinoza, Fábio ressaltou que "o amor é a capacidade de contribuir com a potência de agir do outro”  e, nesse sentido, destacou a importância de se esforçar para escutar o outro sem pré-julgamentos e com atenção, sobretudo quando se está em um papel funcional de ouvir, como muitas ocorre dentro de uma comissão de ética. 

 Ao final do encontro, houve diversas manifestações de agradecimento e reconhecimento pela oportunidade de aprendizado e reflexão proporcionada pelo encontro. As edições do Dialogando com as Comissões de Ética, muito paravelmente, serão retomadas a partir do primeiro semestre 2026.

A Secretaria Executiva do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset/MG) convida os membros das comissões de ética e demais interessados para participarem da 3ª edição do “ Dialogando com as Comissões de Ética ” em 2025, que terá como tema “ Escuta Ativa e Comunicação Consciente ”.  

O convidado para ministrar esta edição do Dialogando é Fábio Diniz Lopes, Procurador do Estado, mediador, conciliador e facilitador de Práticas Restaurativas. Fábio integrou a Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC) da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) e compartilhará conosco sua vasta experiência profissional e de voluntariado, trazendo reflexões e discussões, que podem ser muito úteis para as comissões de ética, gestores e demais profissionais que, de alguma forma, lidam com conflitos interpessoais no ambiente de trabalho.

 

O encontro será realizado no dia 29 de outubro de 2025 (quarta-feira), das 10h às 12h, por meio da plataforma on-line Microsoft Teams . 

 

As inscrições já podem ser realizadas pelo portal CGE Eventos, por meio do link : CGE - Eventos- Confirmar Inscrição 

 

Resumo:

Evento: 3º “Dialogando com as Comissões de Ética” em 2025.

Tema: “ Escuta Ativa e Comunicação Consciente ”

Data: 29/10/2025 (quarta-feira)

Horário: 10h às 12h

Local: On-line, via Teams

Inscrições: CGE - Eventos- Confirmar Inscrição

  

Fotos: Ascom/CGE

  

No dia 07 de outubro de 2025, a Secretaria Executiva do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset-MG) , representada pelo Secretário Executivo Jonatan Pires e pelo assessor técnico Daniel Mendonça, recebera a visita de  gestoras da Controladoria-Geral do Estado de Tocantins (CGE-TO).

Compareceram às dependências do CGE/MG e do Conset na Cidade Administrativa, a Diretora de Responsabilização de Entes Privados, Tatiane Dias Medeiros, e a Diretora de Responsabilização de Agentes Públicos, Taise da Silva Cunha, ambas da CGE-TO.

As gestoras de Tocantins conheceram um pouco do sistema de gestão da ética no âmbito do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, ao assistirem apresentação realizada pelos representantes do Conset-MG sobre a atuação do próprio Conselho e das comissões de ética dos órgãos mineiros. O encontro também foi marcado pela troca de experiências e de ideias acerca dos sistemas de controle interno dos dois estados.

Marcela Ferreira Dias é a primeira auditora interna de carreira à frente da Controladoria-Geral do Estado (CGE)

O governador Romeu Zema empossou, nesta quarta-feira (8/10), Marcela Ferreira Dias como nova controladora-geral do Estado. A cerimônia foi realizada na Cidade Administrativa. Primeira auditora interna de carreira a assumir o comando da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Marcela Ferreira Dias integra o quadro de efetivos da CGE desde 2013.

Com vasta experiência em auditoria governamental, correição administrativa e governança, atuou em pastas estratégicas do Governo de Minas, como a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

“Depois de 20 anos, uma mulher volta a assumir a controladoria. Marcela foi escolhida pelo histórico, já solucionou uma série de problemas que muitos consideravam impossíveis. Ela também tem uma energia de estar presente nos lugares e não ficar dentro de um gabinete. Tenho certeza que o Estado vai ganhar muito com ela”, afirmou Romeu Zema. 

Ela substitui Rodrigo Fontenelle, que esteve à frente da CGE entre janeiro de 2019 e setembro de 2025. A nova controladora-geral dará continuidade aos trabalhos e boas práticas de gestão que consolidaram Minas Gerais como referência nacional em auditoria, transparência e integridade pública.

Marcela reforçou a importância da valorização e do fortalecimento da carreira. “Hoje o sistema de controle interno do Estado de Minas é robusto e amplamente reconhecido nos cenários nacional e internacional. Cada um desses bons resultados alcançados ao longo dos últimos anos nas áreas de auditoria governamental, transparência e integridade só foram possíveis graças aos esforços e trabalho dos auditores internos da CGE”, pontuou. 

Marcela Ferreira Dias também falou sobre a necessidade de se trabalhar em parceria com os gestores para que a CGE possa cumprir seu propósito de agregar valor à administração, garantindo a eficiência dos serviços e políticas públicas. 

A controladora-geral finalizou seu discurso comentando sobre a participação feminina no Governo de Minas. “É preciso reforçar que nós mulheres somos capazes de tudo. Em Minas somos a maioria nos cargos de gestão e isso é muito representativo, pois temos ocupado nosso espaço”, declarou.

Trajetória

Marcela Oliveira Ferreira Dias é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Auditoria em Organizações Públicas, além de possuir certificação em liderança pelo programa Lean Seis Sigma Yellow Belt.

 Na área da Educação, liderou auditorias e consultorias de grande impacto, como a que gerou economia superior a R$ 67 milhões na aquisição de mobiliário escolar. Coordenou a implantação do Plano de Enfrentamento ao Assédio Sexual nas Escolas Estaduais, iniciativa pioneira que assegurou a apuração mais célere e efetiva do ilícito. Também conduziu a avaliação do programa Trilhas de Futuro, ampliando a efetividade e a transparência do projeto.

Na área da Saúde, como controladora Seccional da Fhemig, coordenou auditorias do processo de descentralização da gestão dos hospitais do Estado de Minas Gerais. Liderou, ainda, o Projeto Prescrição Zero, que redesenhou fluxos correicionais, reduziu riscos de prescrição processual e diminuiu o prazo médio de instrução dos processos disciplinares de 40 meses para apenas seis meses.

Legado

A CGE foi a primeira controladoria do país a receber a certificação nível 3 do IA-CM, reconhecimento internacional de auditoria interna. Minas também ocupa o melhor nível de transparência nas principais avaliações do setor.

O Estado recebeu o Selo Diamante de qualidade em Transparência nos anos de 2023 e 2024, classificação máxima concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Minas também ocupa o primeiro lugar na Escala Brasil Transparente, ranking organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), e o terceiro lugar no Índice de Transparência e Governança Pública, avaliação realizada pela Transparência Internacional Brasil.

Conset e CGE/MG

Importante ressaltar que o Conselho de Ética Pública (Conset) integra a área de competência da CGE, conforme previsto na lei de organização do Poder Executivo do Estado (Lei nº 24.313/2023, art. 47, §3º).  Essa integração é fundamental para o suporte operacional que garante o funcionamento do Conset, assim como para a atuação parceira e sinérgica em prol da boa conduta do agente público, da integridade e da eficiência na Administração Estadual.

Ademais, o Conset, junto com a CGE, a Ouvidoria-Geral e a Advocacia-Geral, também compõe o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo (Lei nº 24.313/2023, art. 58).

Fonte:https: https://www.cge.mg.gov.br/noticias-artigos/1469-governador-de-minas-empossa-nova-controladora-geral-do-estado (com alterações).

 

 

 

No último dia 22 de setembro, o Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública, Jonatan Pires, esteve no Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte/MG, para realizar a apresentação “Ética no Serviço Público” durante o evento “Saúde Mental e Relações de Trabalho”, promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias – SEINFRA.

O encontro foi realizado em referência ao Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio em todo o país.

Além da participação do Conset, a programação contou com as seguintes palestras:

·         “Saúde Mental no Ambiente Organizacional”, ministrada pelo Major Richelmy Murta Pinto, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais;

·         “Como identificar, prevenir e denunciar o Assédio Moral”, apresentado por Maria Aparecida Muniz Jorge, Superintendente Central de Políticas de Recursos Humanos da SEPLAG/MG e por Maurício Fernando, Ouvidor de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura da OGE/MG.

·         “Pontes de Gerações, Convivência, Vida e Gentileza”, com Bia Gomes, psicanalista, psicopedagoga, terapeuta e integrante da equipe de saúde e bem-estar da Polícia Federal em Minas Gerais.

O Secretário de Estado da SEINFRA, Pedro Bruno, realizou a abertura do evento e destacou a importância dos temas discutidos, para promover a reflexão de cada um e contribuir para um ambiente de trabalho mais sadio.

A SEINFRA publicou vídeo com alguns momentos do evento, que pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=QzARg46FlGI&feature=youtu.be

 

 

 

logo-white