A Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e o Conselho de Ética Pública (CONSET) promoveram, em parceria, o evento “Promoção da Integridade no Estado de Minas Gerais: o Papel das Comissões de Ética”, realizado no dia 23 de outubro, no Auditório JK da Cidade Administrativa.

A solenidade foi aberta pelo representante da Secretaria Executiva do CONSET, Jonatan Pires, e pelo Controlador-Geral do Estado, professor Eduardo Martins de Lima, que destacaram a importância da parceria entre o CONSET e a CGE, que possuem objetivos bastante convergentes, e do momento oportuno do evento como divulgação do recém-criado Plano Mineiro de Promoção da Integridade – PMPI, instituído pelo Decreto nº. 47.185/2017, destacando a participação das comissões de ética nesse contexto.

Na oportunidade, ocorreu a solenidade de posse da atual Comissão de Ética da Controladoria-Geral do Estado.

Em seguida, o Subcontrolador de Governo Aberto, Márcio Almeida do Amaral, ministrou a palestra “Plano Mineiro de Promoção da Integridade e as Comissões de Ética”, quando trouxe esclarecimentos e propostas sobre o papel das comissões de ética na implementação do PMPI.

Também foi apresentado um painel de boas práticas realizadas pelas comissões de ética, que contou com as exposições da Comissão de Ética da Secretaria de Estado de Educação, representada por sua Presidente, Ulda Monteiro; e da Comissão da Secretaria de Estado de Esportes, representada por Diego Jardim (Presidente) e Antônio Miranda (membro titular). Com as apresentações de formas de atuação, que foram destaque em seus respectivos órgãos, as duas comissões deram bons exemplos motivacionais para os demais presentes, sobretudo os membros de comissão de ética.

Estiveram presentes ao evento, aproximadamente, 150 agentes públicos, compreendidos em sua maioria por membros de comissão de ética dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. 

cge1

cge3

cge4

cge5

cge6

cge7

 

Fotos: Carlos Alberto /Imprensa- MG